Uma pesquisa realizada em 2009 pela revista britânica BMC Musculoskeletal Disorders apontou que cerca de 50% das crianças usam calçados menores do que o ideal. Além de machucar os pés, um calçado apertado na fase de crescimento pode levar à alteração do desenvolvimento dos ossos do pé, criando uma predisposição ao surgimento de joanete (hálux valgo) e alterar a formação do arco plantar, refletindo nos joelhos, quadris e coluna desta criança quando se tornar um adulto.
Ao realizar a compra de um calçado infantil, existem diversos modelos no mercado, um mais lindo que o outro. Porém, não é somente a beleza que conta. O conforto e a funcionalidade do calçado são pontos fundamentais nesta escolha.
O calçado deve ser confeccionado com materiais flexíveis, permitindo um ajuste melhor à anatomia dos pés, além de possuir um material que forneça praticidade no momento da higienização.
TAMANHO IDEAL DO CALÇADO INFANTIL
Em média o pé de uma criança cresce 1 mm por mês, portanto o calçado deve ter no mínimo 12 mm e no máximo 17mm de comprimento a mais do que o pé da criança. Logo, comprando um tênis 17 mm maior, a criança poderá usar o calçado por até 5 meses.
ALTERAÇÕES CAUSADAS PELO USO DE CALÇADOS INADEQUADOS
Utilizar calçados em tamanhos menores do que o ideal pode ser o fator desencadeante ou agravante de algumas alterações no desenvolvimento do pé da criança, como:
Pé chato: pé plano;
Pé cavo: o aumento da arcada plantar (curva do pé);
Deformidades dos dedos: calçados pequenos podem agravar ou contribuir para o desenvolvimento dos dedos em garra e martelo;
Joanete;
Gostou deste post? Você pode conferir mais conteúdos para tornar a sua vida e do seu filho mais tranquila e divertida clicando aqui!
Quer Falar Conosco? Você pode encontrar todas as nossas informações de contato no rodapé da página aqui embaixo!
Até logo!
:)
Fonte: https://www.pessemdor.com.br/criancas/a-importancia-do-tamanho-do-calcado-infantil/